Histórico

Levar soluções para quem precisa. Com esse propósito, foi realizada, em julho de 1992, em Pernambuco, a primeira Feira do Empreendedor, que reunia máquinas e equipamentos capazes de gerar pequenos negócios, ao lado de orientação empresarial aos interessados.

O sucesso do evento fez com que ele fosse elevado a projeto nacional do sistema Sebrae. Os parceiros da instituição passaram a marcar presença no evento.

Com o tempo, a Feira do Empreendedor tornou-se um dos eventos de maior sucesso entre os promovidos pelo Sebrae, atraindo milhares de visitantes interessados no mundo empresarial e empreendedor.

Confira a trajetória da Feira do Empreendedor:

1992

O objetivo era dar ao visitante respostas às perguntas frequentes, como "Onde investir?" ou "Como abrir um negócio?". Nesse ano, a Feira explorou o atendimento feito por meio do Balcão Sebrae, do Salão do Inventor Brasileiro e do Salão de Máquinas e Equipamentos.

1996

O Estado realizou, em 1996, mais uma edição da Feira, que tinha o slogan Entre como visitante e saia como empresário. O objetivo era consolidar o evento atraindo um número maior de expositores, parceiros, visitantes e oferecendo oportunidades de negócios. Foram programadas palestras gerenciais e caravanas do interior e de estados vizinhos. Havia, também, a Galeria de Oportunidades, onde o visitante identificava novos negócios.

2002

De 15 a 19 de outubro de 2002, Pernambuco realizou a sua terceira Feira do Empreendedor. Foram comercializados 1,5 mil livros e manuais de diversas áreas e setores. Além da capacitação e da realização de negócios, a orientação foi mais um grande diferencial da Feira, espaço que registrou uma média de 80 atendimentos por dia, resultando em 1.188 consultorias durante o período do evento.

2004

A quarta edição da Feira do Empreendedor reuniu um total de 177 expositores e ofereceu oportunidades de negócios a 13.774 visitantes. Foram capacitadas 5.186 pessoas no evento, que fechou o calendário de 2004.

2006

De 17 a 21 de maio de 2006, o Sebrae abriu as portas do Chevrolet Hall, em Olinda, contabilizando 228 estandes que ofereciam produtos e serviços. Foram oferecidos ao público plano de negócios, orientação empresarial, minicursos, palestras, oficinas, consultorias e oportunidades de negócios. Nos cinco dias desse evento, 30 mil pessoas visitaram a Feira, que destacou as oportunidades de pequenos negócios associados ao novo perfil econômico de Pernambuco.

2008

Nessa edição, o diferencial da Feira do Empreendedor foi o local da sua realização. Saindo da capital e alcançando o interior, o município de Caruaru mobilizou as regiões do Agreste, do Sertão e circunvizinhas para o empreendedorismo e a realização de negócios. Foram 17.417 visitantes conferindo o que havia de mais moderno em maquinário, tendências em negócios, capacitações e palestras. Um total de 9.151 pessoas foram capacitadas.

2010

Faça diferente. Aqui você pode. Com esse tema, o Sebrae, em Pernambuco, realizou a sétima edição da Feira do Empreendedor, com um convite à inovação empreendedora. O evento ocorreu de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

2012

Na oitava edição, a Feira completou 20 anos de incentivo ao empreendedorismo, apresentando como tema Pernambuco, um mundo de oportunidades. E todas elas você encontra aqui, na Feira do Empreendedor. O evento foi realizado de 17 a 20 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda, distribuído em 10 mil m².

2014

A Feira do Empreendedor chegou à 9ª edição, no período de 08 a 11 de outubro, com o tema "A oportunidade está nas suas mãos". Nessa última edição, o Sebrae convidou o visitante a exercer o seu papel de protagonista, oferecendo orientação empresarial, inovação, tendências e educação empreendedora para quem planejava abrir ou melhorar a gestão do próprio negócio.

Realização e Apoio

Este evento será filmado/fotografado e disponibilizado nas mídias sociais/digitais.