11 de Outubro de 2014

Palestra apresenta metodologia design thinking para os pequenos negócios

Palestra apresenta metodologia design thinking para os pequenos negócios

Relativamente novo no mundo, e ainda engatinhando no Brasil, a metodologia design thinking foi apresentado em palestra realizada na tarde desse sábado, dia 11, dentro da programação da Feira do Empreendedor de Pernambuco. “O design thinking é aplicável em qualquer tamanho de empresa e arrisco dizer que, para os pequenos empreendedores, ele traz um peso ainda maior pela maior flexibilidade deles em comparação às grandes empresas”, disse o palestrante Patrocínio Júnior, parceiro de negócios dos Estúdios Albie, empreendimento que tem como objetivo tornar o mundo mais humano por meio do design.


O design thinking é uma forma de pensar que leva em consideração pontos como viabilidade técnica, viabilidade econômica (que é a questão do lucro) e empatia (que é a capacidade de enxergar os problemas do ponto de vista do cliente). Ele é dividido em três momentos. No primeiro, é realizada a abordagem do problema. Em seguida, vem a elaboração das possíveis soluções. Por fim, com a prototipação e validação, quando o empreendedor tem a oportunidade de testar as ideias apresentadas e, se necessário, voltar ao início do processo.

Cecília Raposo é potencial empreendedora. Ela pretende abrir uma consultoria na área de gestão e comunicação e foi uma das pessoas presentes à palestra. “Já tinha tido uma primeira experiência prática em design thinking, mas sem qualquer conceito teórico. A palestra ilustrou esse processo prático pelo qual eu passei em um momento anterior”, avaliou a candidata a empresária, que pretende aplicar os conhecimentos repassados tanto na concepção e desenvolvimento de sua ideia de negócio como, em um estágio mais avançado, nos momentos de tomada de decisão da empresa. “Esse tipo de evento do Sebrae é uma oportunidade que o empreendedor tem de se reciclar, de fazer network e ter novas ideias”, disse ela sobre a Feira do Empreendedor de Pernambuco.

Realização e Apoio

Este evento será filmado/fotografado e disponibilizado nas mídias sociais/digitais.