29 de Agosto de 2018

Hora de inovar no comércio e nos negócios

Hora de inovar no comércio e nos negócios

O mundo empresarial respira transformações profundas nos seus modelos de negócios. Muito vezes equivocadamente seus protagonistas creditam as dificuldades à crise econômica, à crise política ou a outros fatores externos à própria empresa.
Talvez, porque estamos vivenciando no Brasil todos esses imbróglios. Certamente esses fatores dificultam o ambiente de negócios, mas não é só isso. Até porque em outros países que não passam por isso observa-se uma transformação muito grande no jeito de se fazer negócios. Nos USA, várias empresas varejistas tradicionais encerraram suas atividades. No mundo todo isso acontece tendo em vista a mudança no hábito de consumo.
Os avanços tecnológicos permitiram aos consumidores a criação de novos hábitos e relações de consumo por meio da popularização dos smartphones e do acesso à internet. Hoje, eles não precisam ir a uma determinada loja, em determinada cidade, para comprar seus produtos. Têm na palma da mão o mais completo catálogo de oferta produtos e serviços de todo o mundo. Tornaram-se “consumidores globais”. Já são 5 bilhões de celulares inteligentes no mundo, de acordo com dados da uma entidade global de telefonia móvel, GSMA. Somente no Brasil, são 220 milhões, segundo pesquisa da FGV-SP, e a tendência é que esse número cresça 19% nos próximos dois anos. Com mais acesso a outras tecnologias ainda emergentes, como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, impressoras 4D, computação em nuvens, as mudanças na sociedade e no comércio serão cada vez mais velozes. Ou seja, o mercado/comércio continuará mudando e será cada vez mais complexo e difícil para as empresas que ainda são resistentes à inovação. Não terão mais espaço no mercado competitivo e cada vez mais sofisticado.
Quem estiver atento a essas movimentações e preocupado em implantar inovações e inovar constantemente na sua atividade comercial sairá na frente. Pensando nisso, o Sebrae/PE vem investindo fortemente na formação empreendedora para a transformação digital dos pequenos comerciantes e negócios. Mais que isso, estamos investindo numa formação que crie uma forte ligação entre empreendimentos tradicionais e o ambiente de inovação ligado a startups e a incubadoras digitais, aproximando-os ao ecossistema de inovação do nosso Estado.
Porque o futuro é agora, e a velocidade com que as mudanças estão acontecendo não permite que você ache que seu negócio está imune. A ruptura no seu mercado pode estar mais próxima do que você espera. Um dos primeiros passos para começar a se adaptar a esse novo cenário é deixar de ver seu cliente apenas como comprador e um produto e serviço e passar a enxergá-lo como usuário. Criar relacionamento. Essa simples mudança de perspectiva fará com que você deixe de se preocupar apenas com a entrega do produto ou serviço e passe a criar experiências e cocriar novas soluções com o usuário do seu negócio. Esse é o modelo de negócios do futuro.
As empresas modernas irão se diferenciar pelo seu propósito de entregar valor às pessoas. Elas precisam focar na solução dos problemas das pessoas, tornando-as usuários fidelizados de suas soluções e não apenas vender por vender produtos e serviços, de uma forma mais tradicional de comércio.
Precisam entender profundamente sobre as rotinas, experiências, hábitos e necessidades de seus consumidores com objetivo de facilitar sua vida. A partir daí definir os propósitos da empresa. Quais os valores que pretende entregar ao cliente.
As equações de investimentos devem ser repensadas em função de facilitar o acesso a seus produtos e serviços, considerando aspectos de agilidade, comodidade, flexibilidade, entre os fatores que agreguem valor e alavancam seu propósito. Os desafios de ter pessoas motivadas, inovação, tecnologia e comunicação alinhadas aos seus propósitos de entregar valor.

Visando ampliar essa discussão sobre oportunidades e ameaças ao comércio e aos pequenos negócios nesse novo cenário, em geral, o Sebrae volta a apoiar o Rec’n’Play, dessa vez apresentando o festival, onde vai montar um espaço de qualificação e oportunidades para impactar o mercado. Também vamos apresentar novos modelos de negócios e o perfil empreendedor conectado a esse ambiente em rápida evolução. Esperamos encontrá-lo nesse festival que terá sua segunda edição entre 07 e 10 de novembro de 2018, no Bairro do Recife, para desenvolvermos tudo isso juntos.

*diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco

Realização e Apoio

Este evento será filmado/fotografado e disponibilizado nas mídias sociais/digitais.

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