Microempreendedoras de Araripina confeccionam e entregam cinco mil fardamentos à rede pública de ensino

Microempreendedoras de Araripina confeccionam e entregam cinco mil fardamentos à rede pública de ensino

Parceria entre Sebrae/PE e Prefeitura Municipal promove formalização e capacitação de costureiras e incentiva a participação de pequenos negócios no mercado de compras públicas

Por Adriana Amâncio - 28/06/2024

Um grupo de 14 microempreendedoras individuais do ramo de costura de Araripina realiza, no fim deste mês de junho, a entrega de cinco mil fardamentos escolares a estudantes da rede pública municipal. A entrega é resultado de uma parceria firmada pelo Sebrae/PE e pela Prefeitura de Araripina com foco em estimular a compra pela gestão pública de produtos fabricados por empreendedores locais. A expectativa é de que, até o fim do ano, sejam entregues 21 mil fardamentos, que irão gerar mais de R$ 215 mil em negócios.

O acordo de parceria entre o Sebrae/PE e a Prefeitura para a produção de fardamentos foi firmado no fim de 2023. Ao iniciar essa produção, as costureiras foram convocadas, receberam capacitação para produzir as peças de acordo com o padrão exigido, auxílio para formalização e apoio na gestão dos pequenos negócios. Elas também receberam apoio para participar de editais e chamadas públicas para fornecimento de serviços ou produtos.

Muitas das costureiras trabalhavam de maneira informal, atendendo clientes pessoas físicas. A contratação da prefeitura foi uma oportunidade para se formalizar, melhorar a produção e atender um mercado institucional pela primeira vez. Analista do Sebrae/PE, Luana Alencar avalia que a iniciativa tem impactos positivos na economia e nas vidas das mulheres empreendedoras. “É importante para fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia local. E também para fortalecer as mulheres na geração de renda”, comenta.

A parceria também incluiu a aquisição de alguns equipamentos novos por parte da prefeitura e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). As máquinas estão instaladas no local de produção, um espaço público de confecção das peças, que é utilizado por grande parte das costureiras.